Silvia Moura assume gestão dos teatros São José e Antonieta Noronha.

Escrito em 06/08/2025
William Axel


A artista cearense Silvia Moura é a nova gestora dos teatros São José e Antonieta Noronha, dois importantes equipamentos culturais do Centro de Fortaleza. A nomeação foi anunciada nesta quarta-feira, 6, pela Secretaria Municipal da Cultura (SECULTFOR).

Com uma trajetória iniciada nos anos 1970, Silvia é reconhecida por sua atuação como bailarina, atriz, coreógrafa e diretora, além de seu engajamento em movimentos culturais e políticos voltados à valorização das artes e dos trabalhadores da cultura. Ela já integrou o Grupo de Dança Dora Andrade, foi fundadora da Edisca, criou o Grupo Em Crise e o Centro de Experimentações em Movimentos (CEM).

Na área da gestão e das políticas culturais, já presidiu a Federação de Teatro Amador do Ceará (Festa) e a Associação Prodança, além de ter participado de conselhos culturais em âmbito municipal, estadual e federal. Atualmente, é membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Fortaleza.

Com a chegada de Silvia Moura à gestão, cresce a expectativa de que os teatros São José e Antonieta Noronha deixem de ser apenas espaços simbólicos e passem a pulsar com uma programação contínua, diversa e comprometida com os artistas locais. Em uma cidade marcada por intermitências na ocupação de seus equipamentos culturais, a presença de uma artista com trajetória marcante reforça o desejo de que esses espaços voltem a ser centros vivos de criação, encontro e formação de público.

Ilustração: Lucas Alexandre


.