Graco Alves investiga o corpo como território de aprendizado no teatro

Escrito em 26/10/2025
William Axel

Pesquisa realizada no Theatro José de Alencar integra a coletânea “Territórios de Criação”, lançada na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará.

 



Foto: Divulgação

    

    O pesquisador e artista Graco Alves desenvolve uma trajetória que une gastronomia e teatro, explorando como o corpo se torna espaço de experiência e conhecimento. Em seu estudo “Meu Aprendizado Corporal e dos Educandos no Curso Princípios Básicos de Teatro, Vivências e Atravessamentos”, o autor analisa o processo de aprendizagem corporal no Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT), realizado no Theatro José de Alencar, em Fortaleza.

    A pesquisa, com base em uma abordagem autoetnográfica, investiga de que forma as práticas corporais influenciam a formação artística dos participantes, culminando na criação de um Mini Manual de Procedimentos Corporais, voltado a facilitar o aprendizado e estimular novas percepções do corpo em cena.

    Seu livro "Meu Corpo Gordo Entre Vivências e Atravessamentos no Curso Princípios Básicos de Teatro" integra a coletânea “Territórios de Criação”, lançada durante a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, reunindo experiências e reflexões de artistas e pesquisadores sobre processos criativos contemporâneos.

Serviço
Projeto: Meu corpo gordo entre vivências e atravessamentos no curso Princípios Básicos de Teatro – Graco Alves Rodrigues Aragão.
Realização: Governo do Ceará (Secult-CE) e Governo Federal (MinC), via Lei Paulo Gustavo
Produção: Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas
📖 Para adquirir o livro: entre em contato com o autor pelo Instagram @graco.aragao


.