Atividade gratuita propõe imersão na linguagem das sombras com os artistas Tatiane Sousa e Cleomir Alencar
Foto divulgação
Entre os dias 3 e 22 de novembro, as cidades de Pacatuba e Maranguape recebem a oficina “Dispositivo para carimbar paisagens efêmeras”, voltada ao aprendizado e à experimentação no teatro de sombras contemporâneo. A atividade será conduzida pelos artistas e professores Tatiane Sousa e Cleomir Alencar, que desde 2015 pesquisam a linguagem.
A oficina propõe um mergulho sensorial e criativo, com exercícios de sensibilização no escuro, jogos teatrais e práticas com diferentes tipos de luz, resultando em uma mostra pública dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes. “As aulas estão divididas em três eixos: introdução à linguagem do teatro de sombras, princípios da composição com a luz e o escuro e dramaturgias da sombra. A partir disso, os participantes criam micronarrativas e ampliam seus processos criativos”, explica Tatiane Sousa.
Com 20 horas de atividades, a formação é gratuita e voltada a pessoas a partir de 12 anos. As inscrições devem ser feitas presencialmente nos locais das oficinas, até o primeiro dia de aula. O projeto é realizado com o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Ceará, por meio da Lei Federal nº 14.399/2022, e conta com a parceria do Sobrado da Abolição, Instituto Eduardo Campos, Secretaria de Educação de Pacatuba e Secretaria de Cultura de Maranguape.
Serviço
O quê: Oficina e Mostra de Teatro de Sombras – “Dispositivo para carimbar paisagens efêmeras”
Quem: Tatiane Sousa e Cleomir Alencar
Quando e onde:
-
Pacatuba: Aulas de 3 a 7 de novembro (13h às 17h) e mostra no dia 8/11, no Sobrado da Abolição
-
Maranguape: Aulas de 17 a 21 de novembro (18h às 22h) e mostra no dia 22/11, na Casa de Cultura Capistrano de Abreu
Inscrições: Gratuitas, no local das oficinas até o primeiro dia de aula
Classificação indicativa: A partir de 12 anos
Contato: @tatianesou.sa | (85) 98133-3720