Idealizador de um dos maiores festivais de teatro para o público infantil no país.
Nesse mês da Criança, o Mais Plateia traz um pouquinho da trajetória de quem organiza um dos maiores festivais de teatro para público infantil do Brasil. Emidio Sanderson, produtor cultural e idealizador do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC), evento que há mais de uma década encanta o público com arte, diversidade e educação.
Este ano, o TIC chega à sua 14ª edição reunindo nove atrações artísticas que prometem criar memórias inesquecíveis. São quatro produções cearenses, três nacionais, uma francesa e uma mexicana, que ousam explorar novas narrativas para crianças e suas famílias. Os espetáculos abordam temas como diversidade étnico-racial, combate ao capacitismo e ao bullying, além da proteção ao meio ambiente, questões que nos convidam a refletir sobre a construção de um mundo mais respeitoso, democrático e sustentável. Desde 2002, Emídio dedica sua trajetória à formulação de políticas culturais voltadas à infância e ao fortalecimento da cadeia produtiva das artes cênicas no Ceará.
Desde 2002, Emidio dedica sua trajetória à construção de políticas culturais voltadas à infância e ao fortalecimento da cadeia produtiva das artes cênicas no Ceará. Administrador de formação e especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha), o produtor uniu técnica e sensibilidade para transformar o acesso à arte em política pública. Foi ele quem liderou a elaboração do Plano Estadual de Cultura Infância do Ceará, sancionado em 2017, um marco pioneiro no Brasil. Hoje, preside o Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e é sócio fundador da Invento Produções, de onde segue articulando projetos culturais e ações formativas pelo estado.
Com uma trajetória marcada pela criação de espaços de aprendizado e fomento à arte, se consolidou como referência nacional na interface entre cultura e infância. Seu trabalho inspira gestores e artistas que acreditam que a arte transforma, especialmente quando começa na curiosidade e no brilho no olhar de uma criança.